bee

+

-

+

Você ganhou Experiência
ENTRAR

Participe em Coopernia

otros

Aulalandia / Posts /

Adjetivos, sinônimos e antônimos

Os adjetivos se caracterizam por modificar os substantivos e há de vários tipos, podem ser qualificativos, demonstrativos, pátrios entre muitos outros! Mas há também outros tipos de palavras. Por exemplo: conhece-se como sinônimos aqueles vocábulos que são escritos diferentes, mas têm o mesmo significado. Enquanto que os antônimos são as palavras que expressam ideias opostas ou totalmente diferentes.

Recursos Relacionados

¡Ingresa a este entorno de Aprendizaje y Gana!

350 Aulicréditos
Pin coleccionable
medalla ver película
Desenvolvimento do conceito
Adjetivos, sinônimos e antônimos são classes de palavras muito importantes em nosso idioma, já que não descrevem somente coisas, senão que através dos sinônimos e antônimos aprendemos a usar palavras iguais e opostas.

Os adjetivos
São um tipo de palavra usada para modificar os substantivos. Podem ser de vários tipos. Por exemplo,o adjetivo qualificativo, o gentilício, o numeral ouo ordinal.

Os sinônimos
São palavras que significam o mesmo ou coisas bastante similares; por exemplo, esposos e cônjuges. É importante saber sinônimos para ter uma linguagem mais vasta e poder expressar-se melhor.

Nas seguintes listas vemos como cada palavra é sinônima da que a segue, entretanto, nem todas são sinônimos entre si.

Há diferentes formas de começar um conto. Quase sempre dizem “Havia uma vez”. Essa é uma boa maneira,mas nãoé a única. Por exemplo, para escrever um conto de terror poderia dizer-se: “Essa noite tormentosa…”.

E se fora um conto de amor poderia dizer-se: “Quando se conheceram se apaixonaram…”. Também um conto poderia começar dizendo: “Uma manhã ensolarada…”, ou “Uma tarde de chuva…”, ou “Era uma vez…”.

O mais importante de um conto é que convide aos leitores a imaginar e ver coisas do mundo que às vezes é difícil ver. Ademais, os contos sevem para aproveitarmos enos divertirmos usando de nossa criatividade, seja escrevendo ou lendo.

Vídeo
Dicas
  • Os antônimos são palavras que significam o oposto. Por exemplo: Claro e escuro são antônimos.
  • Os sinônimos são termos que têm um significado parecido. Por exemplo: Cabeleira e cabelo são sinônimos.
  • Há de recordar-se sempre que o adjetivo é um tipo de palavra usada para modificar os substantivos, e que podem ser de vários tipos. Por exemplo, o adjetivo qualificativo, o gentilício, o numeral ou o ordinal.
  • Se temos muitas duvidas sobre alguma palavra é importante sempre recorrer ao dicionário, aí encontramos definições das palavras e a forma correta de escrevê-las.
  • Existem dicionários de antônimos e sinônimos, os quais ocupam-se particularmente destas palavras.
Curiosidades
A palavra linda é originalmente um adjetivo que denota beleza, mas pode tratar-se de um substantivo próprio, cujo caso escreve-se com maiúscula: “Linda”..
Galeria
  • Adjetivos

  • Sinônimos

  • Antônimos

Quais adjetivos qualificativos são os que mais te identificam?

Comentar

todos os comentários

ver mais comentários

Estamos Reconectando
este espaço...

Em alguns minutos volte para desfrutá-lo.